Durante os últimos 21 Anos, tivemos 4 publicações que não vingaram e ficaram pelo caminho, por pura falta de tempo para conciliar com as publicações principais:
CATÁLOGO CARTUM (2003 a 2007)
CADERNO DE OFERTAS (2004 e 2005)
QUADRINHOS DE BRUSQUE (2006 a 2009)
VAMOS BRINCAR (2015)
No total, foram publicados ...
26 edições Edições Aleatórias;
Se todas estas edições forem colocadas lado a lado, formariam um livrão com 370 páginas !!!
Somadas as tiragens de todas as edições aleatórias, resulta em um total de 73.000 exemplares, distribuídos gratuitamente ;
Foram editados ao público leitor, neste período, 39 histórias em quadrinhos inéditas e 82 tirinhas em suas páginas.
Confira as CAPAS destas EDIÇÕES ALEATÓRIAS, CLICANDO AQUI !!!
COMO SURGIU O CATÁLOGO CARTUM ??
Foi numa época em que não havia internet nos celulares, nem GPS e muito menos Google Maps.
Um belo dia, em 2003 eu tinha acabado de vender um anúncio publicitário para uma oficina de auto elétrica na revista Cartum tradicional, e parei pra tomar um café na casa de um amigo, em outro bairro, mais distante. Foi lá que, durante o cafezinho, precisei ajudar a empurrar o carro de um outro amigo que não pegava, e não teve jeito ... empurramos quase um quilômetro e não pegou no tranco. Pensei naquela auto elétrica que ficou cliente, mas ficava lá do outro lado da cidade. Aí, naquela hora de descanso, ofegante e encostado em carro, em questão de segundos eu tive um insight: melhor seria para esta auto elétrica, se a revista fosse mais direcionada ... Então surgiu no pensamento a possibilidade de realizar uma nova publicação para motoristas, com piadas sobre trânsito e uma relação de oficinas específicas em todos os bairros de Brusque. O objetivo era que, onde quer que o carro enguiçasse, eu teria o contato de uma oficina especializada mais próxima, para facilitar o próprio deslocamento do mecânico.
Então, nasceu o CATÁLOGO CARTUM "Automóvel" , o guia para todo motorista ter no porta luvas do seu carro ... com opções diversas, espalhadas pela cidade, de automóveis elétricos, centros de automóveis, mecânicas especializadas, latoaria e pintura, peças automáticas, enfim ... era um guia bastante útil num tempo em que a pesquisa no google ainda não era tão difundida ...
No ano seguinte, outra ideia genial ... só não me lembro o que eu estava fazendo dessa vez. Repetir o sistema do Catálogo de Automóvel, abordando outro segmento comercial .... hum ... com certeza foi numa hora que eu estava com muita fome. Nesta noite foi pra panela, quero dizer, pro caderno o planejamento referente à criação do primeiro catálogo de Gastronomia de Brusque.
Também oriundo de um tempo em que não se tinha o hábito de buscar contatos via internet ... era só tendo o telefone fixo mesmo ... (porque ligar no celular era mais caro), o Catálogo CARTUM de Gastronomia, disponibilizava piadas sobre comida, fome , lanche e tudo o mais o que fosse comestível. Também trazia um guia de opções gastronômicas.
Trazia a divulgação dos principais destinos para os brusquenses famintos, com as opções de tele entrega que existiam naquela época ... Bares e restaurantes, pizzarias e lanchonetes, panificadoras e confeitarias ... estava tudo ali.
Os quadrinhos deste guia não poderiam ter outro protagonista, senão o nosso herói glutão, o Gordo de Oliveira.

COMO SURGIU O Caderno de Ofertas CARTUM?
Tudo começou, em uma das edições da Revista CARTUM, no ano de 2004. Algum anunciante, que eu não me lembro qual foi, resolveu colocar no anúncio publicitário da sua empresa, uma promoção de um produto. Mas pelo fato da Revista CARTUM ser uma publicação que se perpetua ao longo do tempo, consideramos que no futuro, uma promoção defasada poderia prejudicar o espaço no anúncio destinado à divulgação institucional: este sim um grande negócio, pois faz com que os leitores da revista memorizem a sua logomarca, por um tempo indeterminado.
.
Então que tal colocar esta promoção em uma outra publicação, mais específica e temporária ... somente com ofertas e promoções de todos os tipos. Até mesmo o preço para colocar um anúncio publicitário no caderno JÁ ERA UMA OFERTA !! O protagonista das piadas não poderia ser outro senão o BAGATELA , o campeão da economia !!
Então, em novembro de 2004 saiu o primeiro caderninho de ofertas CARTUM, trazendo ofertas, promoções, descontos e bons negócios em geral.
As duas primeiras edições saíram em preto e branco, mas as sete primeiras edições foram coloridas. O Caderno de OFERTAS circulou entre 2004 e 2005.Mas no final foi descartado pela escassez de tempo para conciliar com os demais projetos da Cartum. Por ser a publicar com a receita mais baixa, foi excluída da programação. Mas inspirou outros empresários brusquenses a fazerem seus cadernos com cupons de desconto nos anos seguintes ...
COMO SURGIU a Revista QUADRINHOS DE BRUSQUE ?
A Revista intitulada "QUADRINHOS DE BRUSQUE" existiu entre 2006 e 2009 e se originou dentro de um momento inesquecível para a economia brusquense ... o período onde os centros comerciais realmente bombaram em vendas no atacado de vestuário. Hoje em dia eles ainda vendem bem, mas naquele tempo os pátios viviam abarrotados de ônibus todos os dias.
Muitos anunciantes da Revista CARTUM, tinham uma boa parcela de sua clientela inserida neste contexto e foi aí que eu desmembrei os anunciantes ligados ao vestuário da Revista CARTUM tradicional e criei esta OUTRA PUBLICAÇÃO que seria distribuída exclusivamente para os passageiros dos ônibus de todas as partes do país que traziam clientes para as lojas atacadistas, além de uma série de empresas que prestavam serviços para as confecções e malharias.
Então tais clientes de diversas partes do país, voltariam para as suas cidades de origem, com as excelentes produtos adquiridas aqui e uma bem humorada e gratuita leitura de lembrança. Gerando assim uma recordação alegre da cidade e do comércio de Brusque, divulgando ainda mais este município catarinense.
O conteúdo das revistas trazia os mesmos quadrinhos que foram publicados na edição simultânea da CARTUM lançada naquele mês, publicando diversas tiras e 3 histórias de um personagem peculiar.
O protagonista dessas histórias em quadrinhos e tirinhas foi o ALAOR, O LOJISTA. Um comerciante do atacado do vestuário levemente atrapalhado, que não desperdiçava uma oportunidade para realizar uma venda.
De início, em 2006, a "Quadrinhos de Brusque" era bimestral. No ano seguinte, pelo fato da Revista CARTUM ter se tornado mensal, os minutos disponíveis no relógio se tornaram raros, e a revistinha do vestuário passou a ser SAZONAL. Seus dois lançamentos anuais precediam a chegada do inverno (uma edição no início de junho) e do verão (outra edição no início de dezembro).
Em 2008 e 2009, a Revista Quadrinhos de Brusque já havia se transformado no MAPA COMERCIAL DE BRUSQUE. Um mapa dobrável, com as principais ruas de Brusque e a localização dos pontos turísticos, principais atrativos, pontos comerciais atacadistas e todos os anunciantes. Convidando assim, tais visitantes do comércio a retornarem algum dia para aproveitamento o lado turístico da cidade, também.
Comentários
Postar um comentário