MÁQUINA DO TEMPO (junho de 2001 A maio de 2010) - Revista LEITOR VIP INTERATIVA nº 95.
Em junho de 2025 a Revista CARTUM chega aos seus 24 anos de circulação ininterrupta atravessando gerações e incentivando o saudável hábito de leitura em todas as idades.
Para comemorar este feito fantástico, publicamos nas Revista LEITOR VIP , no segmento “Máquina do Tempo” como foi a existência da revista CARTUM, ano após ano, ao longo deste milênio.
Tenha uma BOA VIAGEM no tempo!!
ANO I (de junho de 2001 a maio de 2002)
Tudo começou em junho de 2001, com o lançamento dos 3000 exemplares da revista CARTUM nº1, distribuídos gratuitamente em 60 pontos da cidade de Brusque, causando surpresa e interesse nas pessoas. A partir de então surgiram muitos colecionadores e leitores fiéis. Os lançamentos seguintes foram trimestrais totalizando 4 edições, neste primeiro ano de atividades.
Naquele tempo, nas páginas da Cartum haviam charges sobre fatos da época e microbiografias homenageando celebridades históricas como: Santos Dumont, Galileu Galilei, Osvaldo Cruz e Sócrates, traduções de músicas com letras reflexivas, como “Time” (Pink Floyd) e “War” (Bob Marley) além da estréia de vários personagens em suas tímidas primeiras aparições públicas. Gradativamente foram se apresentando para o mundo o Uruca, a Mãe Dirá, o Zé Mané, o Bagatela e o Esponja, entre outros. As 4 primeiras edições foram impressas em formato A4, o dobro do tamanho das edições atuais.
A maior dificuldade no início era vencer a desconfiança dos empresários, na hora de buscar patrocinadores para este projeto inovador e um tanto exótico. Mas com paciência e determinação as metas foram sendo alcançadas.
A partir de abril de 2002, começaram a ser publicadas no “Jornal O Município” (atual “Município Dia-A-Dia”) tiras semanais com o humor irresistível da CARTUM trazendo sorrisos instantâneos em meio às notícias do dia-a-dia brusquense durante quase 6 anos.
ANO II (de junho de 2002 a maio de 2003)
As novidades foram as cartilhas humorísticas com mensagens educativas em 4 antológicas edições: a primeira saiu em agosto de 2002, através de uma idéia brilhante do arquiteto Rubens Aviz, então presidente do CEAB (Clube de Engenheiros e Arquitetos de Brusque), o qual procurou uma forma de popularizar as leis existentes no ESTATUTO DA CIDADE sob a forma de histórias em quadrinhos trazendo exemplos dos tópicos destas leis com uma linguagem agradável e de fácil compreensão, sempre com o humor característico da CARTUM.


ANO III (de junho de 2003 a maio de 2004)
Neste terceiro ano de publicações, a CARTUM presenteou seus leitores com mais 4 EDIÇÕES trimestrais (nº 9 ao 12).
Neste período, o que mais chamou a atenção e causou os melhores comentários foi a utilização de cenários das histórias em quadrinhos baseados em locais reais, onde os leitores podem identificar cada detalhe, móvel e fachada dos estabelecimentos bem como caricaturas dos funcionários e frequentadores.

Também foram publicadas 5 CARTILHAS de cunho educativo/humorístico: uma intitulada O PESCADO E A SAÚDE, esclarecendo sobre os benefícios de incluir o PEIXE na alimentação, duas cartilhas com o tema MEIO AMBIENTE (uma abordando exclusivamente o tema da reciclagem e a outra citando a fauna e a flora da nossa região) e outras duas com o tema
TRÂNSITO (uma explicando a linguagem do trânsito e a outra tendo como tema a consciência no trânsito).
Em agosto de 2003, foi lançado o primeiro CATÁLOGO DE AUTOMÓVEIS, com piadas de motoristas atrapalhados e informações comerciais sobre serviços automotivos como: opções de mecânicas de diversos segmentos, pintura e latoaria, auto elétricas, auto centers, revendedoras, etc. A idéia primordial consistia em apresentar aos leitores motoristas uma relação com profissionais de cada área automotiva (serviços diversos para o automóvel) em cada região da cidade, para que possua um contato específico mais próximo, seja onde quer que tenha acontecido a nhaca com o seu veículo.
ANO IV (de junho de 2004 a maio de 2005)




A partir de novembro de 2004, começou a ser publicado o “Caderno de Ofertas CARTUM “ com diversas promoções, ofertas e bons negócios em geral, sendo publicados 9 números até dezembro de 2005.
ANO V (de junho de 2005 a maio de 2006)
O quinto ano das revistas CARTUM foi marcado pela mudança da periodicidade de lançamentos que antes era trimestral, passou a ser bimestral em março de 2006. Nesta volta que a Terra deu ao redor do astro Sol, foram contabilizados 5 lançamentos (nº18 ao 22) com diversos estabelecimentos brusquenses de cenário nos quadrinhos e alguns funcionários: ClansBR, Relojoaria Stonfer, Banco de sangue da Azambuja, antigo Ricos Restaurante, Parque Zoobotânico e Stop Shop.
A publicação que surgiu neste período foi a QUADRINHOS DE BRUSQUE, com 4 edições trazendo coletâneas de quadrinhos, além de divulgações turísticas e comerciais do município de Brusque. Era distribuída nos centros comerciais atacadistas, destinada ao público que vem de outras regiões do país.

Em junho de 2005, foi publicada a segunda cartilha de "Cuidados Com o Corpo", trazendo quadrinhos bem humorados sobre as precauções que devemos ter com nosso coração, peso (cálculo do IMC), costas, pulmões, nervos e alimentação. Também foram publicadas, neste período, as SEGUNDAS EDIÇÕES das cartilhas de "Primeiros Socorros" e de "Cuidados de Verão", atualizadas e enriquecidas com novos temas.
ANO VI (de junho de 2006 a maio de 2007)
Foi no sexto ano de atividade da revista CARTUM que ela tornou-se uma publicação mensal, a partir da edição nº25, de março 2007... e haja piada pra tanta página TODOS OS MESES!!!
Felizmente as páginas da CARTUM sempre primaram por um conteúdo sadio e agradável com situações cômicas top de linha! Agora é o desafio de realizar todos os meses o mesmo movimento de criação, realização, movimentação e distribuição das revistas, sem deixar a qualidade cair: a cada edição lançada o pensamento foi sempre o mesmo: o de fazer o assinante ter a certeza de que fez um bom negócio e que cada tracinho inserido em cada quadrinho de cada página da revista foi riscado com o intuito de ser diversão garantida a qualquer um que folheie suas páginas e de transmitir um bom sentimento para os leitores mais atentos.
Entre as edições 22 e 27, diversos locais foram caricaturizados nas historinhas: teleférico do Parque da Caixa D'Água, Altivo academia, Escola Charlotte, Escola Gaivota, Shopping Gracher, Supermercado O Barateiro, etc.
A edição nº 22 divulgou os vencedores do Segundo Concurso Cartum de Poesia e ... uma grata surpresa! A poetisa Lídia Isabel Lira foi vencedora pelo segundo ano consecutivo.


ANO VII (de junho de 2007 a maio de 2008)
Com a edição nº28, em junho 2007, invadimos o sétimo ano de existência da primeira revista em quadrinhos publicada na cidade de Brusque! A revista permanece semi-mensal, publicando 9 edições (da 28 até a 36). A novidade da Cartum desta vez foi a seção “Aconteceu em Brusque”, com um resgate histórico e cultural de fatos pitorescos, com o auxílio do escritor e historiador Saulo Adami que forneceu acontecimentos históricos para serem quadrinizados neste período.
Foram retratados alguns cenários reais nas histórias em quadrinhos: DVD.COM locadora, terminal urbano, banco de sangue, Diverty Boliche, Jhonny Chicos Pizzaria, antigo Alivia A Cuca, Gervasio Serviços Financeiros, etc... com móveis, utensílios e decorações característicos destes lugares, levando o leitor imediatamente a uma sensação de estar viajando por aquelas ruas e visitando aqueles lugares, inclusive com a participação de personagens semelhantes aos que freqüentam e trabalham em tais lugares.
No leitor, permanece a expectativa de saber quem estará retratado na próxima edição? Alguém que eu já vi? Alguém que eu conheço? EU?
Ainda foram publicados neste período: Catálogo CARTUM do AUTOMÓVEL e a revista Quadrinhos de Brusque nº6.
Em 2007 saiu a primeira Cartilha Conseg, sob a iniciativa do então Capitão Gomes da Polícia Militar de Brusque (hoje, Coronel Gomes). Posteriormente esta edição foi reeditada colorida, em 2010, além de ter uma versão atualizada voltada para o município de Gaspar. Em seguida já foram publicadas 5 novas cartilhas, abordando outros temas.
ANO VIII (de junho de 2008 a maio de 2009)
Junho de 2008: a revista CARTUM inicia o seu oitavo ano de publicação ininterrupta com a edição nº 37, num total de 9 edições (até o nº 45).
Começam a ser publicados na edição de nº 37, os quadrinhos baseados nas crônicas futebolísticas do brilhante escritor e goleiro Valdir Appel, os quais viriam a tornar-se a revista “Futebol de Bom Humor”, em 2010 que acompanhou o livro "O Goleiro Acorrentado", publicado pelo Valdir naquele ano.
Para a edição seguinte, nº 38, fica reservada a estreia da família Antunes, os familiares do Pafúncio: dona Gertrudes, seu Gumercindo, Vó Constância, Dagoberto, Marinalva, Tavinho, Bráulio e o guapeca Mozart, trazendo a comédia do relacionamento familiar em situações que muitos leitores acabam se “familiarizando” com casos similares que ocorrem em casas de amigos ou nos seus próprios lares, além de outras situações inimagináveis que com certeza não deve ter ocorrido em casa alguma do planeta Terra.
Em março de 2009 foi publicada a primeira edição "para colecionadores" SEM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS e com uma história inédita de 8 páginas coloridas (a primeira história longa colorida): "DESPEDIDA PROVISÓRIA".


ANO IX (de junho de 2009 a maio de 2010)
Em seu nono ano ministrando bom humor homeopaticamente aos leitores de Brusque e região, a revista CARTUM publicou oito edições: da nº 46 a 53. Enfim, em setembro de 2009, a edição nº 48 faz a estreia de um novo visual com todas as páginas coloridas, trazendo mais vida e alegria aos hilariantes roteiros da CARTUM. Quem pilota a caixa de lápis de cor é a eficiente KATI, tornando os quadrinhos da revista ainda mais agradáveis!!
Neste lapso da eternidade também foi publicada a cartilha “Trânsito Consciente”, a qual acelerou um bom humor responsável relembrando importantes informações e recomendações que jamais podem ser esquecidas para que algum dia tenhamos paz nas ruas!
Bem como, houve o lançamento da revistinha “Futebol de Bom Humor”, que quadrinizou bem-humoradas crônicas do goleiro/escritor Valdir Appel e sua memória privilegiada em suas andanças por clubes brasileiros. A publicação acompanhava o excelente livro de crônicas esportivas “O Goleiro Acorrentado”, seu segundo livro.

Outra novidade foi o lançamento da revista LEITOR VIP (EXCLUSIVA PARA OS ASSINANTES), que desde a revista CARTUM nº 17 era apenas um encarte de 4 páginas grampeado no miolo das Revistas CARTUM dos assinantes, agora transformou-se em uma revista independente de 16 páginas trazendo um pouquinho a mais do universo CARTUM em 5 edições desenvolvidas especialmente para os assinantes desfrutarem, pois esta publicação é impressa na quantidade exata de assinaturas ativas naquele momento.

Em maio de 2010 foi lançada a Cartilha CARTUM da Copa do Mundo referente ao mundial da África do Sul, realizado naquele ano, com tabela de jogos, muitas informações esportivas e quadrinhos divertidos.
Comentários
Postar um comentário